Cláudia de Sousa Fonseca | Terapeuta e artista plástica criadora do processo Amor.a Fototerapia

Mas e se a pessoa não gostar da PRODUÇÃO SURPRESA do processo Retrato Terapêutico Amor.a Fototerapia? Eu ouço muito essa pergunta. Isso nunca aconteceu, porque os temas são definidos a partir de visualizações de imagens inconscientes da (o) cliente. Ou seja, a escolha não é minha. É uma escolha inconsciente do próprio cliente, que eu apenas visualizo e concretizo.

No vídeo, eu uso como referência o livro do psicanalista e psiquiatra J. D. Nasio “Meu corpo e suas imagens”. Ele explica sobre o processo de visualização do corpo no setting terapêutico. A proposta de abordagem dele com a visualização não é mesma que sigo, mas funciona como um embasamento para quem quer entender um pouquinho sobre esse trabalho de contato com imagens inconscientes.

Durante o processo fotográfico terapêutico que desenvolvi, mais do que posar para as fotos, a (o) entra em contato com uma parte inconsciente que pede para ser vista, sentida e honrada. E o trabalho vem justamente para fazer emergir esse nosso pedaço lindo que, por dores que nem imaginávamos ter, foi escondido em nossa caixinha preta.

A FOTOTERAPIA não é apenas o registo do corpo. Ela é, literalmente, o registro da alma.

Como funciona o processo Retrato Terapêutico Amor.a Fototerapia?

– No primeiro ensaio fotográfico é realizada uma sessão terapêutica com o cliente enquanto ele é fotografado no fundo branco. O registro é feito durante a liberação de conteúdos psíquicos pela fala, ou seja, no momento em que se abre o coração para olhar para si e se permitir ser visto. A conversa inicia após a terapeuta acessar um conteúdo inconsciente do cliente.

– A partir dessa sessão, a terapeuta define o tema do segundo ensaio, que é SURPRESA. O cliente só descobre no momento de fotografar.

– As fotos não são posadas. Antes do ensaio é realizado todo um processo com aplicação de Reiki, Imaginação Ativa e Meditação Ativa, para que o cliente se entregue ao processo e seja fotografado em sua livre expressão. A aplicação de Rapé antes da sessão de fotos é opcional.

Os atendimentos presenciais são realizados em Copacabana e devem ser agendados pelo WhatsApp (21) 98101-2828. Para saber detalhes sobre O processo de Fotografia Terapêutica AMOR.a FOTOTERAPIA e valor de troca, acesse o link ORÇAMENTO FOTOTERAPIA.

O processo Retrato Terapêutico Amor.a Fototerapia foi desenvolvido pela terapeuta e artista plástica @claudia.sousafonseca. Conheça o trabalho no perfil do Instagram @amorafototerapia

Conheça os processos terapêuticos em nossos artigos:
O que é Reiki?
O que é Alinhamento Energético?
O que é o Rapé Medicinal?
Psicólogas na Fototerapia: confira os depoimentos de algumas de nossas clientes!

Recommended Posts