É preciso muito coragem para participar de uma Roda de Cura – Alinhamento Energético que aborde o tema Raiva/Ódio no final do ano, época em que o coletivo está, em geral, focado na leveza de sentimentos como o amor e o perdão. Ainda assim, no sábado de 7 de dezembro, entre 10h e 14h, tivemos a presença de sete corajosas mulheres aqui no Espaço Amora, que participaram de nosso processo de terapia em grupo facilitado pelas terapeutas Cláudia Fonseca e Nina Ulup.

O objetivo do encontro foi trabalhar conteúdo inconsciente relacionado à raiva e entender a função de um sentimento que precisa ser canalizado de forma positiva, para servir como propulsor do sistema emocional, em vez de adoecê-lo.

Depoimentos sobre a Roda de Cura – Alinhamento Energético

Algumas das mulheres que participaram do processo nos deram lindos depoimentos sobre a vivência! Confira:

Nathalia | Roda de Cura Alinhamento Energético | Espaço Amora


Nathalia Rodrigues de Oliveira Rosa
“A roda de cura ministrada pela Nina e pela Cláudia reafloraram questões em mim guardadas há muito tempo. O processo de autoconhecimento é longo. Requer esforço, paciência, compaixão consigo mesma. Me emocionei muito, compartilhei e me senti muita acolhida, não só por elas mas também como pelo grupo inteiro. Foi bem legal passar por essa experiência. Que venham outros”.

Alessandra | Terapia em grupo | Espaço Amora


Alessandra Mendonça
“Tive uma experiência pessoal muito forte. A terapia de Alinhamento Enérgico abre portais e me facilitou acessar arquétipos do meu inconsciente. Super recomendo”.

Leila | Terapia em grupo | Espaço Amora


Leila Reis
“O que posso dizer dessa experiência é que foi impactante e esclarecedora. A minha leitura de campo aconteceu espontaneamente e me vi ali nas palavras, expressões e nos relatos desta vida e de uma vida anterior… Pude compreender o porquê de alguns sentimentos estarem presentes nesta existência e de como eles foram desencadeados. Gratidão às terapeutas Cláudia e Nina e também a todas que compartilharam suas experiências”.

Cida | Terapia em grupo  | Espaço Amora


Cida Alves
“Participei da Roda de Cura pela primeira vez ao ser convidada por uma amiga. É um lugar harmonioso e que transmite uma grande paz interior. Recomendo e acredito que esse encontro nos leve a um processo de reconhecer nossas emoções de forma natural”.

Isabella | Terapia em grupo | Espaço Amora

Isabella Reis
“Fiquei muito atraída pelo tema do alinhamento: a raiva. Não me incomodo muito com a dos outros, mas vivo em busca de acessar a minha! Nosso encontro tirou alguns véus e expôs, amorosamente, algumas feridas. E eu sei que algumas feridas precisam ser desbridadas e irrigadas suavemente pra curar. Tenho ainda um caminho, mas saí com o coração mais leve e confiante”.

Como funciona a terapia em grupo?

Nossa Roda de Cura – Alinhamento Energético sobre a raiva foi realizada em diferentes etapas:

Primeira Etapa
Iniciamos com a abordagem sobre o tema do encontro, que neste caso foi “A compreensão da raiva como uma força propulsora do indivíduo”. A proposta de trabalho foi buscar:
– Entender qual aprendizado podemos tirar das situações que atraímos e que nos fazem sentir raiva;
– Trabalhar o equilíbrio emocional a partir da consciência de que devemos aprender a lidar com a raiva, canalizando o sentimento de forma adequada: sem reprimi-lo ou deixar que nos domine.

Segunda Etapa
Enquanto a terapeuta Nina Ulup facilitou uma técnica respiratória de relaxamento e integração, a terapeuta Cláudia Fonseca aplicou Reiki em todo o grupo.

Terceira Etapa
Realização de meditação guiada, dentro do tema definido, que tem como potencial o acesso às questões inconscientes que precisam ser trabalhadas individualmente por cada uma das integrantes do processo.

Quarta Etapa
Iniciamos o alinhamento da energia do grupo dentro do tema “raiva”:
– As terapeutas acessaram o inconsciente do grupo através de uma leitura metafórica, descrita passo a passo às participantes;
– As terapeutas canalizaram conteúdos inconscientes das participantes do grupo, permitindo a compreensão de seus processos psíquicos relacionados a raiva.

Quinta etapa
As terapeutas mediaram uma conversa entre as integrantes do grupo, que relataram suas identificações com o processo de leitura e canalização do inconsciente.

Sexta etapa
As terapeutas canalizaram conteúdo disponibilizado pelo inconsciente do grupo, com o objetivo de integrar à consciência a proposta de trabalho do encontro.

Qual é a importância de um processo terapêutico em grupo?

Nosso processo terapêutico em grupo tem como principal premissa a Sincronicidade, termo resultado de uma das linhas de estudo do psicanalista Carl Jung. Segundo ele, nossas percepções conscientes tem o potencial de se materializarem antes de tomarmos consciência delas, preparando caminho para as situações que atraímos em nossas vidas.

Acreditamos que todas as pessoas que participam deste processo terapêutico estão interligadas por pendências emocionais/afetivas similares, que podem ser trabalhadas a partir do acesso aos seus inconscientes.

Como é definido o tema da Roda de Cura – Alinhamento Energético?

Escolhemos de forma pretensamente aleatória uma carta que representa um Arquétipo Feminino (dentro da linha de estudo da analista junguiana Jean Bolen) e outra que representa a energia do Alinhamento Energético, que é uma técnica terapêutica de matriz xamânica formatada pela terapeuta Mônica de Oliveira.

Neste encontro, o arquétipo feminino foi Sekhmet, que fala do Ódio/Raiva. A energia do Alinhamento foi Projeto Divino, que trabalha a compreensão das situações que atraímos, trazendo à consciência o que precisamos aprender com elas.

Próxima Roda de Cura – Alinhamento Energético
É preciso confirmar presença, VAGAS LIMITADAS:
Data: 17 de janeiro (sexta-feita)
Horário: 19h às 21h30
Local: Rua Djalma Ulrich, 110\1117, Copacabana – (Estação Cantagalo)
Cláudia Fonseca: (21) 98101-2828
Valor de troca: R$ 50
Tema: O tema será definido na semana do encontro

Leia também:
O que é Reiki?
O que é Alinhamento Energético?

Recommended Posts