Imersão fotográfica Metamorfose de Alma - Espaço Amora e Body Projection

Imersão fotográfica Metamorfose de Alma 

Na Imersão Fotográfica Metamorfose de Alma, os artistas visuais Cláudia de Sousa Fonseca e Junior Franco propõem aos clientes um processo de mergulhar na obra de arte, mergulhar dentro de si, para que a partir de um processo psíquico de diluição, permitam-se a conexão com um novo aspecto de alma.

Vivências terapêuticas realizadas durante a Imersão Fototgráfica Metamorfose de Alma

 

A Imersão Fotográfica Metamorfose de Alma é um processo terapêutico que busca reconhecer e reencontrar um aspecto interior, antes desconhecido ou esquecido. Todas e todos temos partes escondidas que, quando vêm à tona, nos permitem a conexão com o sentimento de pertencimento no mundo. Nossa força e poder interior. Uma verdadeira metamorfose de alma.

Como funciona a Imersão Fotográfica Metamorfose de Alma

 

Uma semana antes da sessão fotográfica, a/o cliente passa por um atendimento terapêutico, realizado por videochamada. Durante a vivência, realizamos uma série de visualizações de imagens inconscientes. A técnica terapêutica aplicada chama-se Falas Sistêmicas e foi desenvolvida por Cláudia de Sousa Fonseca. A partir disso:

  • A Cláudia escolhe uma obra abstrata de sua exposição individual “Arrebatamento Sensorial – um covite à revolução do sentir”;
  • O Junior cria os elementos visuais que vão ser projetados no corpo da pessoa durante a sessão de fotos;
  • Juntos eles definem as três músicas que vão tocar durante a sessão fotográfica

No dia da vivência fotográfica terapêutica

 

 A/o cliente realiza duas performances com as imagens projetadas em seu corpo, ao som da trilha sonora personalizada. As músicas são usadas como elementos facilitadores para que a pessoa interprete os estímulos sonoros e crie os movimentos corporais. Enquanto Junior realiza o registro fotográfico, Cláudia conduz a pessoa a reviver tudo o que foi visualizado na primeira sessão terapêutica. O que inicialmente se apresenta no imaginário, é manifestado em movimentos corporais, potencializando o processo de cura.

Ao fim da segunda performance, o quadro intuído é apresentado para a pessoa. Ela é conduzida a um mergulho psíquico na obra, para a partir disso passar por um processo de transformação;

No meio da terceira performance, Junior fala METAMORFOSE. Ao comando, a pessoa começa a se movimentar rapidamente. E a parte do corpo energético que entrou em processo de diluição após o contato com a obra de arte, começa a tomar nova forma, em um processo de coagulação. O resultado físico são fragmentos de imagens, como se o corpo se tornasse um espectro sem forma, um rastro de luz. Os resultados psíquicos são imensuráveis.

Quando o Junior diz FIM DA METAMORFOSE, a pessoa é convidada a se movimentar mais lentamente, integrando todo o conteúdo trabalhado em um reencontro de alma.

Informações complementares sobre a Imersão Fotográfica Metamorfose de Alma

  • A imersão fotográfica resulta em aproximadamente 100 a 200 fotos digitais, em que o seu corpo se torna uma verdadeira obra de arte, a partir de um processo de conexão interior. Adquirir o quadro que foi intuído especialmente para a pessoa, é opcional.
  • A Imersão Fotográfica Metamorfose de Alma é um projeto único e autoral, desenvolvido em parceria pelos artistas visuais Junior Franco e Cláudia de Sousa Fonseca. Durante o processo são associados dois projetos:

Metamorfose: Registro de performances a partir de técnicas inovadoras de fotografia e iluminação, desenvolvidas por Junior Franco.
Retrato Terapêutico Amora Fototerapia: processo que associa técnicas terapêuticas com vivências fotográficas em estúdio, desenvolvido por Cláudia de Sousa Fonseca.

Informações sobre agendamentos fotográficos

  • Horários de agendamento da sessão fotográfica: sextas, de 10h às 20h ou sábados de 10h às 14h;
  • Horários de agendamento da sessão por vídeochamada: segundas-feiras, entre 10h e 20h;
  • Agendamentos após envio do comprovante de pagamento;
  • As fotos em alta resolução são enviadas até 10 dias depois do ensaio; 
  • A sessão terapêutica por videochamada tem 1h de duração; 
  • A vivência fotográfica tem em torno de 2h de duração;
  • As sessões fotográficas são realizadas no estúdio BodyProjection, na Rua Alcindo Guanabara, 25, sala 902, Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro;
  • Fica a critério da/do cliente escolher se vai ou não usar alguma peça de roupa no ensaio fotográfico. O nu artístico é o mais indicado pois proporciona um efeito visual muito mais nítido do que o tecido. Em caso de uso de roupas, recomendamos que sejam peças brancas sem estampa.
  • O valor da Imersão Fotográfica Metamorfose de Alma é de R$ 1.680,00 à vista, ou parcelado no cartão.
  • É possível adquirir a obra da Exposição Arrebatamento Sensorial, usada durante a imersão fotográfica. O valor deve ser consultado no dia da sessão de fotos.
  • Contatos para agendamento: (21) 98101-2828 ou (21) 98281-3198

Quem são os artistas visuais responsáveis pela vivência fotográfica?

Cláudia de Sousa Fonseca é artista plástica, terapeuta, comunicóloga, escritora e retratoterapeuta. Seu trabalho com pintura terapêutica resultou na exposição “Arrebatamento Sensorial – Um convite à Revolução do Sentir”. O projeto iniciou um circuito na região dos Lagos, no estado Rio de Janeiro, com abertura para visitação inicial na Casa da Cultura de Araruama, entre 5 e 30 de abril de 2024. Uma de suas obras ilustra a capa de seu novo livro de poesias, “A fome do meu vazio”. Alguns dos textos publicados foram resultado de seu trabalho com vivências fotográficas, iniciado em 2019 com a criação do Retrato Terapêutico Amora Fototerapia. O processo, que iniciou a partir de um trabalho experimental de registro jornalístico, resulta em um poema escrito exclusivamente para a/o cliente após a sessão de fotos. Saiba mais nos links: 

Junior Franco é Pós-graduado em Fotografia e tem experiência em Artes Visuais, com ênfase na Fotografia Experimental. Sua pesquisa está relacionada aos atravessamentos imagéticos e artísticos no corpo através de projeção digital de arte generativa. Integra a coleção Joaquim Paiva de fotografia brasileira contemporânea, incorporada ao acervo do MAM-RJ. Vencedor do 7º Salão de Artes Visuais de Niterói, também foi contemplado no Prêmio Funarte RespirArte 2020 com a vídeoarte “Sombras da Quarentena” e no Prêmio Érika Ferreira de Criação e Desenvolvimento 2020 com o projeto de documentação “Presente de Iemanjá”. No Teatro já participou de três espetáculos (Ultraviolence, Dogma e Babel) com a Companhia BAK Artes Performativas, colaborando como integrante do núcleo de criação e também como fotógrafo still. Foi Diretor Geral do videoclipe “Nua” e responsável pelos efeitos visuais no videoclipe “Feminino”, ambos do artista Rodrigo Auad. Trabalhou nos efeitos visuais dos clipes “Release-me” e “Recomeço (a ser lançado)” da artista Laura Zennet. 

Leia mais:
Sessão Terapêutica Falas Sistêmicas