Vivência Terapêutica Imagem da Alma | Espaço Amora

Vivência de conexão com a Imagem da Alma

É possível visualizar uma imagem da alma? Pois esse processo faz parte de um dos meus atendimentos, em que me aproprio da arte para realizar processos terapêuticos.

Após uma sessão em que aplico técnicas de acesso ao inconsciente, pinto um quadro que manifesta as cores, formas e texturas do que foi observado durante a sessão.

Apesar de a proposta ser inovadora, a técnica não é novidade na psicoterapia. No livro “Meu Corpo e suas Imagens”, do psicanalista J. -D. Nasio, ele explica que “observa e interpreta as manifestações de pacientes, criança ou adulto, como sendo expressões inconscientes de seu corpo infantil”. O autor lecionou por 30 anos na Sorbonne, Universidade de Paris.

“Em seguida, o analista sente-se capturado, aspirado por uma palavra ou gesto do paciente e, quase à sua revelia, visualiza o corpo inconsciente de sensações patogênicas que fazem o analisando sofrer”. [Página 44] Mas apesar de a visualização ser um ponto em comum, nossas propostas de trabalho não são parecidas.

Eu me conecto com manifestações que possibilitem a transformação de aspectos psíquicos para que, ao serem projetados na tela, ressoem em um processo de cura sistêmica do cliente. Diferente de Nasio, que visualiza a imagem de dor dos pacientes como parte do acompanhamento terapêutico.

Porém, o processo de identificação é similar. “O terapeuta identifica-se com esse corpo imagético que aparece em seu espírito. Identificar-se significa aqui que ele sente não o que sente a pessoa bem real na sessão, mas o que sentiria uma criatura cujo corpo fosse esse corpo imaginado pelo analista (…) um corpo bizarro, torcido à maneira daqueles pintados por Hyeronimus Bosch ou Francis Bacon” [Página 44].

E é através desse sentir o outro, mas em sua potencialidade de cura, que produzo as pinturas para os clientes.

Exposição Arrebatamento Sensorial: um convite à Revolução do Sentir

O trabalho que desenvolvo com pintura terapêutica resultou na Exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à Revolução do Sentir, que está em circuito na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro e teve sua primeira temporada na Casa da Cultura de Araruama (RJ) entre 5 e 30 de abril de 2024. 

 Confira mais informações sobre a exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à Revolução do Sentir

Os efeitos do contato com a manifestação de uma Imagem da Alma

Você já parou para se perguntar o porquê de algumas obras de arte produzirem um efeito tão grande sobre você?

Em meus estudos sobre psicologia junguiana, me conectei profundamente com o trabalho do analista James Hillman, no livro “Uma investigação sobre a imagem”, a partir da percepção de que manifestações artísticas expressadas através de imagens são uma projeção do inconsciente em constante ação.

Elas carregam mais do que a energia psíquica empregada em sua produção: traduzem também as potencialidades de quem a criou e as projeções das pessoas que a observam.

O contato com a arte pode ser curativo. Produzir arte, livre de juízos de valor que envolvam qualidade técnica ou estética, aceitando o processo como uma pura manifestação do inconsciente, pode causar impactos inimagináveis em nosso mais profundo eu. Sem saber, projetamos ali nossas dores e amores.

A pintura é estática apenas para a consciência, que pede presença. Porém, assim como a psique é fluida, a imagem está em constante movimento em um aspecto inconsciente. Possibilitando a construção, destruição e reconstrução de processos internos. Mesmo que, na maior parte das vezes, não tenhamos consciência de seus impactos dentro de nós.

Quando a imagem em questão representa um fragmento psíquico de quem recebe o atendimento Imagem da Alma, é como se cada conexão com a pintura fosse um impulso para o contato com uma parte interna a ser curada. Uma obra que, na presença, segue fluindo e reverberando dentro da (o) cliente.

Como funciona a vivência terapêutica Imagem da Alma

A ferramenta terapêutica aplicada no trabalho é o nosso atendimento Falas Sistêmicas. A sessão corresponde a uma vivência de acesso a conteúdos psíquicos, com a primeira parte da técnica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado, associada com Imaginação Ativa a partir de Imagens Arquetípicas.

Atendimentos no Espaço Amora Terapias Integrativas

A vivência é realizada pela jornalista, terapeuta e artista plástica Cláudia de Sousa Fonseca, responsável pelo desenvolvimento do processo. Sessões online ou em Copacabana. O valor do atendimento, mais quadro 30x40cm varia entre R$ 850 e R$ 1200. Agendamento apenas após pagamento da sessão. Confirmação de horário pelo WhatsApp (21) 98101-2828.

Leia mais:
Como funciona a vivência terapêutica Falas Sistêmicas
Imagens do inconsciente: ensaio artístico projeta obras sobre corpos em movimento
Confira o portfólio com telas pintadas à mão, após sessões terapêuticas