* “A fome de Exu: força propulsora da vida” compõe uma das sete séries da exposição “Arrebatamento Sensorial – Um convite à revolução do sentir”.
Exu é o orixá que leva as oferendas dos humanos para os outros orixás. Ele é o movimento que possibilita que os pedidos humanos alcancem a divindade. Em algumas narrativas, ele é apresentado como um ser faminto, que deve ser alimentado antes de todas as entidades. Caso contrário, sua fome destrói o mundo, ao comer tudo o que surge à frente.
Exu constela em mim como nosso desejo de nutrir-se a partir do movimento de nossa relação entre o material e espiritual. Ambos intrinsecamente ligados. Sobre a fluidez entre nossa relação interna, como indivíduo, e nosso pertencimento no coletivo.
A fome, o desejo, é uma força propulsora que nos movimenta pela vida. Mas com frequência caímos nos excessos e faltas, frustrações e constante insatisfação, por sequer termos a consciência de nosso genuíno querer. Buscar um olhar profundo sobre si é autorizar-se à possibilidade de entrar em contato com as nossas reais aspirações.
Não aquelas que criamos para suprir as necessidades e expectativas do outro, do entorno, da família, da sociedade. Ou para esconder o nosso medo de querer fazer ou viver algo muito diferente do que a nossa realidade apresenta.
Falo do desejo que pede nossa alma e muitas vezes temos pavor de descobrir, pois isso poderia nos levar a perceber que toda nossa vida foi construída sobre os alicerces da ilusão do que achávamos que queríamos.
Exu me convida a aceitar que meus vazios jamais serão preenchidos, pois eles também são necessários. E que a cura de minha dor se dá a partir do momento em que me permito mergulhar neste vazio, para a partir dele, criar.
Quando não atendemos o desejo da alma
Muitas vezes, para nos sentirmos pertencentes, aceitamos a crença de que determinadas escolhas foram feitas por nós, sem nos darmos conta de que estamos vivendo histórias que não são nossas ou revivendo as histórias de nossos medos. Nos distanciamos tanto de quem somos, que muitas vezes desenvolvemos dores emocionais ou doenças físicas, que não sabemos de onde vêm. É preciso se redescobrir.
Exu é o orixá que transita entre a potência divina que nos habita dentro, para que possamos aprender a nos nutrir, com prazer e de forma apropriada, da experiência na matéria, que está fora. Exu nos conduz à busca pelo nosso real desejo, consciente ou inconsciente. E muitas vezes faz com que entremos em contato com o nosso vazio. Com a fome de nosso vazio. Pois desejo também é expressão de uma falta.
Você tem coragem de perguntar à sua alma como fazer para lidar com o buraco que te consome? De onde vem essa falta, que te leva a cair em excessos?
Por Cláudia de Sousa Fonseca
Artista plástica, escritora, fotógrafa, terapeuta e jornalista
Arte e vivências terapêuticas
As obras da exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à revolução do sentir estão à venda. Caso ocorra a conexão com algum dos quadros, a aquisição pode acompanhar uma vivência terapêutica de acesso ao inconsciente, para que seus conteúdos psíquicos sejam trabalhados.
A sessão terapêutica também é possível sem a compra do quadro.
O contato com a arte pode ser curativo. Uma conexão livre de juízos de valor que envolvam qualidade técnica ou estética, aceitando o processo como uma pura personificação do inconsciente, pode causar impactos inimagináveis em nosso mais profundo eu. Sem saber, projetamos ali nossas dores e amores.
Como funciona o atendimento
A ferramenta terapêutica aplicada no trabalho é o atendimento Falas Sistêmicas. A sessão corresponde a uma vivência de acesso a conteúdos psíquicos, com a primeira parte da técnica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado, associada com Imaginação Ativa a partir de Imagens Arquetípicas.
Atendimentos no Espaço Amora Terapias Integrativas
As vivências são facilitadas pela terapeuta, escritora e artista plástica Cláudia de Sousa Fonseca. Atendimento online e em Copacabana, no Rio de Janeiro. Confirmação de horário após pagamento da sessão, via PIX ou transferência bancária. Agende horário pelo WhatsApp (21) 98101-2828.
Leia mais
Exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à revolução do sentir
Saiba como funciona a sessão Falas Sistêmicas e o Oráculo da Deusa
Vivência Terapêutica Imagem da Alma resulta produção de obra de arte personalizada para a/o cliente
Vivência terapêutica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado trabalha mudança de padrão de comportamento