Série Alquimiia - do vazio ao ouro interior | Exposição Arrebatamento Sensorial - um convite à revolução do sentir | Espaço Amora

Alquimia: do vazio ao ouro interior

* “Alquimia: do vazio ao ouro interior” compõe uma das sete séries da exposição “Arrebatamento Sensorial – Um convite à revolução do sentir”.

Estudos da Alquimia remontam à ideia de que os alquimistas antigos não buscavam apenas uma fórmula para transformar diferentes elementos em ouro. O ouro alquímico dizia também sobre um estado criativo da alma.

Em “Alquimia e Imaginação Ativa”, Marie Von Franz, um dos maiores expoentes da psicologia analítica, cita diferentes autores para falar sobre esse processo mágico de compreender o poder divino da matéria. Em que, longe de ser inanimada, ela é uma potência sagrada, fragmento do mistério cósmico, assim como eu, assim como você.

Segundo essa linha, extrair o ouro seria como “roubar” um pedacinho da criatividade do divino para produzir coisas, a partir do contato com o sagrado que nos habita. Garimpar o que existe de mais precioso dentro de nós e manifestar a partir de nosso servir ao mundo.

Arte alquímica

Esse processo também fala de nossa capacidade de personificar conteúdos inconscientes a partir de diversas ferramentas. Uma delas é a pintura. Nos deixamos fluir por meio de inexplicável sentir para produzir imagens, que revelam nossos tesouros mais íntimos.

Produzir arte abstrata é um processo em que nos permitimos mergulhar no inconsciente. Diante nossa criação, manifestação de nossa alma na matéria, temos a oportunidade de perguntar: o que esses traços aparentemente desconexos têm a me dizer?

Quando nos permitimos escavar o ouro que nos habita, a resposta vem. Seja por um sentir, por um intuir, por um resgate de memórias antigas que nem lembrávamos existirem.

Segundo apresentado por Marie Von Franz, na Alquimia, o número 1 ou a cor negra representam a união, a paz. Relaciono a um estado de vazio intocado, onde o nada simplesmente tudo é.

O número 2 ou a cor branca remontam ao caos original, que gera conflito entre opostos. A tensão entre o bem e o mal, deus e diabo, espírito e matéria. Há uma separação da unidade original que precisa retornar por uma ligação sólida.

Essa ligação seria o número 3, também representado pela vermelhidão. Relaciono essa cor ao sangue da existência que corre em nossas veias. À chama divina que, com seu fogo, promove o retorno à unidade em um nível mais elevado.

Dessa junção alquímica, temos como resultado o número 4, o ouro. Um meio termo entre o branco e o vermelho. A nossa relação com o que compreendemos como divino, na matéria.

O encontro com a luz interior. Em uma jornada em que nos deparamos com nossos vazios e vamos de encontro aos vazios do outro; entramos em conflitos com nossas idiossincrasias, projetadas no outro; nos conectamos com a potência sagrada universal que nos une, dentro e fora; para gozar de um brilho sagrado que nos conduza pela vida.

Por Cláudia de Sousa Fonseca
Artista plástica, escritora, fotógrafa, terapeuta e jornalista

Arte e vivências terapêuticas

As obras da exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à revolução do sentir estão à venda. Caso ocorra a conexão com algum dos quadros, a aquisição pode acompanhar uma vivência terapêutica de acesso ao inconsciente, para que seus conteúdos psíquicos sejam trabalhados.

A sessão terapêutica também é possível sem a compra do quadro.

O contato com a arte pode ser curativo. Uma conexão livre de juízos de valor que envolvam qualidade técnica ou estética, aceitando o processo como uma pura personificação do inconsciente, pode causar impactos inimagináveis em nosso mais profundo eu. Sem saber, projetamos ali nossas dores e amores.

Como funciona o atendimento

A ferramenta terapêutica aplicada no trabalho é o atendimento Falas Sistêmicas. A sessão corresponde a uma vivência de acesso a conteúdos psíquicos, com a primeira parte da técnica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado, associada com Imaginação Ativa a partir de Imagens Arquetípicas.

Atendimentos no Espaço Amora Terapias Integrativas

As vivências são facilitadas pela terapeuta, escritora e artista plástica Cláudia de Sousa Fonseca. Atendimento online e em Copacabana, no Rio de Janeiro. Confirmação de horário após pagamento da sessão, via PIX ou transferência bancária. Agende horário pelo WhatsApp (21) 98101-2828.

Leia mais
Exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à revolução do sentir
Saiba como funciona a sessão Falas Sistêmicas e o Oráculo da Deusa
Vivência Terapêutica Imagem da Alma resulta produção de obra de arte personalizada para a/o cliente
Vivência terapêutica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado trabalha mudança de padrão de comportamento