Série Apolo e Dioniso - um fluir entre a estética e o instinto | Exposição Arrebatamento Sensorial - um convite à revolução do sentir | Espaço Amora

Apolo e Dioniso: um fluir entre estética e instinto

* Apolo e Dioniso – um fluir entre a estética e instinto compõe uma das sete séries da exposição Arrebatamento Sensorial – Um convite à revolução do sentir.

Apolo é o deus relacionado à racionalidade, harmonia, beleza, simetria. À contemplação dos contornos mais iluminados de nossa alma. Dioniso é a loucura, o caos, o instinto, o êxtase. O desejo desmembrado, estraçalhado, que renasce nas profundezas de nosso sentir.

Meu processo criativo reverbera a partir da dicotomia Apolínea e Dionisíaca. Forças antagônicas e complementares, que se traduzem em um efeito catártico na conexão com a arte, segundo Friedrich Nietzsche. A percepção do filósofo alemão vai de encontro com o meu fazer artístico. Um fluir entre estética e instinto. Ponderação e comedimento atravessados por uma descomunal força da natureza.

Processo criativo Apolíneo e Dionisíaco

Hoje, minha relação com a obra de arte diz muito mais sobre o processo, do que o produto final. O fazer artístico é uma performance, em que me deixo fluir além de percepções racionais. Mas pensamentos me atravessam durante o processo, trazendo a consciência da narrativa que a obra propõe.

Apenas ao final, descubro o que pintei. Sem saber se fui eu quem criou o quadro ou se o quadro se criou por intermédio meu. Sou criadora ou apenas uma mediadora da criação, a partir do momento em que me entrego ao livre fluxo de minha capacidade de pensar e sentir?

Nem tudo precisa ter imediato sentido, para ser sentido. Mas para que a consciência do existir se manifeste, é preciso a percepção do saber.

Por Cláudia de Sousa Fonseca
Artista plástica, escritora, fotógrafa, terapeuta e jornalista

Exposição Casa de Cultura de Araruama

Arte e vivências terapêuticas

As obras da exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à revolução do sentir estão à venda. Caso ocorra a conexão com algum dos quadros, a aquisição pode acompanhar uma vivência terapêutica de acesso ao inconsciente, para que seus conteúdos psíquicos sejam trabalhados.

A sessão terapêutica também é possível sem a compra do quadro.

O contato com a arte pode ser curativo. Uma conexão livre de juízos de valor que envolvam qualidade técnica ou estética, aceitando o processo como uma pura personificação do inconsciente, pode causar impactos inimagináveis em nosso mais profundo eu. Sem saber, projetamos ali nossas dores e amores.

Como funciona o atendimento

A ferramenta terapêutica aplicada no trabalho é o atendimento Falas Sistêmicas. A sessão corresponde a uma vivência de acesso a conteúdos psíquicos, com a primeira parte da técnica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado, associada com Imaginação Ativa a partir de Imagens Arquetípicas.

Atendimentos no Espaço Amora Terapias Integrativas

As vivências são facilitadas pela terapeuta, escritora e artista plástica Cláudia de Sousa Fonseca. Atendimento online e em Copacabana, no Rio de Janeiro. Confirmação de horário após pagamento da sessão, via PIX ou transferência bancária. Agende horário pelo WhatsApp (21) 98101-2828.

Leia mais
Exposição Arrebatamento Sensorial – um convite à revolução do sentir
Saiba como funciona a sessão Falas Sistêmicas e o Oráculo da Deusa
Vivência Terapêutica Imagem da Alma resulta produção de obra de arte personalizada para a/o cliente
Vivência terapêutica Alinhamento Energético – Fogo Sagrado trabalha mudança de padrão de comportamento